Valeria Gauz

Home

Valeria Gauz é mestre e doutora em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, em convênio com a Universidade Federal Fluminense (IBICT/UFF), pesquisadora e bibliotecária de livros raros. Sua dissertação de mestrado, defendida no ano de 1991, abordou a questão do acesso à informação na Biblioteca Nacional sob o ponto de vista do usuário de livros raros, em busca de uma redefinição de políticas, assim como avaliou políticas nacionais para livros raros. Em 2011, defendeu tese de doutorado sobre o uso de livros raros digitalizados na internet e a produção do conhecimento por historiadores de Brasil Colonial; a relação desses cientistas das Humanidades com o movimento de acesso livre à informação científica; e traçou um paralelo entre as Duas Culturas (Ciências e as Humanidades).


Em 2010, lecionou História do Registro da Informação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) como professora substituta e foi aprovada em segundo lugar no concurso para professor assistente para a mesma disciplina em 2011. Nas oportunidades de proferir palestra, destaca Early Printing in Brazil para a Association Internationale de Bibliophilie, em 2012, como ocasião ímpar. A palestra foi publicada no verão europeu de 2013 no Bulletin du bibliophile. Da mesma forma, a elaboração do Portuguese and Brazilian Books in the John Carter Brown Library  significa marco expressivo na carreira na área de Bibliografia para o estudo do Brasil no período colonial. Seu projeto mais recente, de 2015, é a exposição virtual Dedicatórias a Getulio Vargas: Fragmentos de uma Biblioteca.

 

Possui experiência em bibliotecas no Brasil e nos Estados Unidos, em organização da informação, pesquisa e curadoria de exposição virtual, compilação de bibliografias e publicações. No Brasil, na área de gestão, realizou projetos que ocasionaram mudanças estruturais em níveis institucional e nacional. No momento, desenvolve trabalho na área de procedência de acervos, visando reunir coleções dispersas. Igualmente, elabora nova bibliografia com o acervo da biblioteca particular do ex-presidente Getulio Vargas.


Dra. Gauz tem boa capacidade de analisar problemas e conduzir mudanças. Leitura detalhada de seu curriculum vitae mostrará conhecimentos de Gestão da Informação, Livros Raros, Educação, Informação em Museus, Ciência da Informação, Comunicação Científica, Acesso Livre à Informação, entre outros assuntos. Mais recentemente, vem desenvolvendo pesquisas no campo do Patrimônio Bibliográfico. Desde 2008 publica e avalia artigos científicos nas áreas acima mencionadas.

 

Valeria Gauz atualmente trabalha no Museu da República, no Rio de Janeiro.

http://lattes.cnpq.br/4611079336325901